O prefeito Aldo Lopes, em reunião realizada na manha desta sexta-feira (20), na sede do Sindicato dos Servidores Público Municipal de Cururupu, anunciou que irá reajustar o piso salarial dos professores da rede municipal em 14,95%.
O reajuste do piso nacional do magistério público em 14,95% foi assinado na segunda-feira (16) pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Durante a reunião, o prefeito garantiu que enviará ao legislativo municipal um pedido para a abertura de Sessão Extraordinária na próxima segunda-feira (23), para regulamentação do Projeto de Lei do novo reajuste aos professores.
Ainda durante a reunião, foi levantada a situação dos alunos com necessidades especiais, na oportunidade, a prefeitura confirmou que já houve aquisição de materiais para a educação Inclusiva e serão distribuídos no início do ano letivo que irá gerar mais eficiência no atendimento à essas crianças.
“Mais uma vez estou aqui para reafirmar meu compromisso com a categoria e garantir não somente o reajuste de 14,95% aos professores, mas sobretudo, garantir que todos possam exercer suas atividades em espaço digno da importância que cada um de vocês exercem na educação de nossos filhos. Em 2022, fomos um dos primeiros municípios do nosso estado a repassar o reajuste aos professores, em 2023 não será diferente, estamos na vanguarda pela luta por melhores condições de trabalho e de remuneração para todos nossos profissionais da educação”, disse o prefeito.
Durante a reunião, estavam presentes o prefeito Aldo Lopes; Vice-Prefeito Gustavo Pestana; Secretário de Educação, João Carlos Braga; Consultor da Semed, Prof. Paulo Lyra; Assessoria Jurídica do Município; Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Cururupu, Luilton Costa; Vereadores: Josean Almeida, Henrique Chaves e Antônio Filho e demais servidores da educação pública municipal.
Ainda durante a reunião, foi discutido a questão do plano de carreira dos professores e das outras categorias; assim como esclarecimentos sobre a situação da folha de pagamento da Educação.
REAJUSTE DO NACIONAL DO MAGISTÉRIO
Conforme o reajuste nacional, o novo rendimento dos profissionais passa de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.
O valor é a base do vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica para a formação em nível médio, na modalidade normal, com jornada de 40 horas semanais.
O reajuste do piso está relacionado ao crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente pelo Fundeb.
GALERIA