Ouvidoria Geral

Prefeitura de Cururupu viabiliza novo lar para o senhor Martinho

O senhor Martinho, conhecido por “Homem do Saco”, que durante muitos anos viveu à margem dos cuidados e da prestação de serviço por parte do município, finalmente recebeu nesta quarta-feira (20), um espaço digno e merecido, trata-se do abrigo, Solar do Outono, casa mantida pelo Governo do Estado, que fica localizada no bairro da Cohab em São Luís. A ida de Martinho só foi possível graça ao empenho da gestão municipal por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidade e, com apoio do CRAS, CREAS, Secretaria Municipal de Saúde, bem como Serviço de Pronto Atendimento do município (SPA),  que cuidou com muito carinho do seu Martinho e uniram força para fazer justiça social e cumprir com as obrigações do município.

Trata-se de um momento histórico, pois a forma como seu Martinho vivia em Cururupu ficou tão naturalizada que muitos não percebiam o quanto ele sofria com a ausência de política social efetiva para inseri-lo de forma digna ao convivo social.

Na sua nova casa, senhor Martinho contará com profissionais como assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, entre outros. Um trabalho de acolhimento e acompanhamento que faz uma diferença substancial na vida dele daqui pra frente, além de uma forma ainda que tardia, da reparação, por parte do município de anos de falta de cuidado com o seu cidadão, que finalmente na gestão atual foi corrigido.

O local tem capacidade para abrigar até 40 idosos. Uma dessas pessoas que moram na Casa a partir de agora é o senhor Martinho, uma luta árdua da gestão municipal para conseguir essa vaga.

Categoria: Destaque