A Prefeitura Municipal de Cururupu, através da Secretária Municipal de Saúde, Luciana Setubal Lopes, confirmou a participação do Município no encontro de Gestores Municipais de Saúde que está acontecendo na capital São Luís. O evento é promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde. Além da Secretária Municipal de Saúde de Cururupu, a assessora técnica Thymara Tiva Sousa Machado também estará presente no evento na próxima sexta-feira (15), em São Luís.
O encontro tem como tema “Desafios dos Municípios no Enfrentamento das Consequências da Pandemia”. O objetivo é avaliar o cenário de pandemia nos municípios e alinhar novas estratégias para o combate ao novo coronavírus. A programação do encontro inclui a apresentação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o encontro é realizado com o objetivo de promover melhorias na assistência à população. “Nosso intuito é somar esforços para seguirmos enfrentando a pandemia e, assim, salvando muitas vidas. O alinhamento das estratégias e a execução das ações de acordo com as competências são necessários para potencializarmos essa luta do Maranhão contra a Covid-19”, disse o secretário.
A Secretária Municipal de Saúde de Cururupu, Luciana Setubal Lopes, destaca a importância das ações conjuntas entre as instituições de saúde, e a consciencialização da população sobre as medidas estabelecidas pelas autoridades sanitárias. ” Nenhuma medida isolada proposta até agora para proteção contra a covid-19 é perfeita, todas elas falham. Mas quando elas são adotadas em conjunto, com um somatório, é como se nós tivéssemos uma sequência de barreiras cheias de buracos, mas que não coincidem e impedem que o vírus ultrapasse, porque se uma delas falhar, ele vai ser impedido por outra barreira”, explica.
Ainda segundo a Secretária, as três principais medidas atuais são o afastamento social de, pelo menos, um metro e meio; o uso correto de máscara e manter a higienização das mãos. “Se a gente conseguir adotar rigorosamente pelo menos essas três medidas, a chance de transmissão cai drasticamente”, reforça a Secretária . “Esse é um momento de essencial responsabilidade individual, para que a gente não tenha tantas mortes como tivemos no início do ano”, finalizou Luciana Setubal Lopes, Secretária Municipal de Saúde de Cururupu.