O dia 24 de março é marcado pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, data importante para alertar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença, já que a tuberculose (TB) ainda é um grave problema de saúde pública mundial. A Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação Municipal do PROGRAMA DE CONTROLE A TUBERCULOSE E HANSENÍASE – PCTH, disponibiliza à população cururupuense o diagnostico e tratamento da doença, para isso, foi instalada na Unidade Básica de Saúde Flávio Silva, localizado no centro da cidade, uma sala exclusivamente para atendimento de pacientes sobre a doença.
A sala do programa atende de segunda à sexta-feira nos horários das 08:00 às 12:00h e das 14:00 às 17:00h. A equipe de atendimento do programa é composta pela Enfª Aline Diniz Sanches Costa – Coordenadora do programa, técnica de enfermagem Alda Maria Rabelo e o Médico Dr Rubem Marques de Melo.
O programa oferece os seguintes serviços: consultas médicas e de enfermagem, palestras, exames clínicos e laboratoriais, entrega de medicamentos gratuitos aos pacientes e apoio aos familiares.
Lembramos que os principais sintomas são: tosse por mais de 15 dias, febre e perda de peso. Entre os grupos mais vulneráveis estão portadores do vírus HIV, população carcerária, moradores de rua e dependentes químicos. Após 15 dias de início do tratamento, o paciente pode voltar sua rotina de vida normal, pois não transmite mais a doença. No caso de dúvida ou esclarecimentos sobre a doença poderão procurar a unidade de saúde mais próxima de suas casas ou diretamente a sala do programa.