A Secretaria Municipal de Cultura de Cururupu-SEMUC- anuncia uma importante iniciativa para fortalecer a cultura local por meio dos editais da Lei Aldir Blanc II, previstos para a segunda quinzena de junho. Após a realização de oficinas de credenciamento cultural, que abordaram temas como: espetáculos juninos, escolha de figurinos para danças e montagem de apresentações. A secretaria está pronta para lançar uma série de editais de fomento cultural.
Os editais abrangem diversas áreas culturais, incluindo:
Fazeres Culturais
Coletâneas e Artigos
Caixas e Caixeiras
Mostra de Teatro
Premiação para Mestras Culturais
Mostra de Teatro e Dança
Histórias de Carnaval
Bandas e Orquestras
Matrizes Indígenas, Africanas e Afrodiaspóricas.
Esses editais pretendem principal impulsionar a cultura local, proporcionando aos grupos culturais de Cururupu a oportunidade de aprimorar seus repertórios artísticos. Isso inclui oficinas, seminários, palestras, cursos de formação e ainda a melhoria de figurinos, aquisição de instrumentos musicais e confecção de adereços, para compor os espetáculos.
Com um investimento total de R$ 220.855,08 (Duzentos e vinte mil oitocentos e cinquenta e cinco reais e oito centavos) provenientes da Lei de Incentivo à Cultura Aldir Blanc II. A iniciativa injetará recursos significativos na cena cultural da cidade. Os editais estão sendo elaborados com o apoio e aprovação do Conselho Municipal de Cultura, garantindo que atendam às necessidades e expectativas da comunidade artística local.
Os técnicos da Secretaria Municipal de Cultura, Adson Cadete, Carlos Pinheiro e Jêibel di Carvalho, desempenharam um papel crucial nesse processo. Em uma semana intensiva de discussões, eles deram início à elaboração do primeiro edital, focado nos Fazeres Culturais, que será lançado no início de junho.
A Secretária Municipal de Cultura destaca a importância do trabalho dos técnicos e do apoio do Conselho Municipal de Cultura para a concretização desses editais. “Nosso objetivo é valorizar e fortalecer a rica diversidade cultural de Cururupu, proporcionando aos artistas e grupos culturais os recursos necessários para aprimorar suas produções e alcançar novos patamares de qualidade”, afirmou.
Essa iniciativa é um passo significativo para o desenvolvimento cultural de Cururupu, reforçando o compromisso da Secretaria Municipal de Cultura com o fomento e a valorização das manifestações artísticas locais. Os grupos culturais da cidade têm agora uma oportunidade única para expandir suas atividades e enriquecer ainda mais o cenário cultural do município. Outro item debatido em reunião do Conselho Municipal de Cultura é que conforme a necessidade, os editais podem ser fragmentados para atender áreas que ainda não foram desenvolvidas ações atinentes à sua manutenção.