Saúde

Cururupu | Prefeitura vacina população da Zona Rural contra sarampo e Influenza/H1N1

Garantir a prestação dos serviços de saúde à população com qualidade, diminuindo distâncias, agilizando atendimentos e promovendo ação de saúde preventiva são ações reforçadas pela gestão da Prefeita professora Rosinha diariamente com resultados comprovados no municipio de Cururupu. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está executando o calendário de vacinação programado para tender aos moradores na zona rural.

“Pretendemos alcançar todas as comunidades da Zona Rural e Quilombolas até do dia 28 de julho. As Equipes de Imunização estão realizando a atualização da carteira vacinal levando o serviço de vacinação contra Influenza/H1N1 e sarampo a população lá em suas regiões, evitando que as pessoas se desloquem até a sede.” Ressaltou a secretária de Saúde Raquel Borges.

A Coordenadora de Imunização informou que estão sendo atualizada as  vacinas de rotina para todas as idades, já as pessoas de 20 a 49 anos recebem a dose da vacina contra o sarampo. Ressaltou Elaine Diniz.

Foram vacinados no dia 15 de julho a população de Baiano, no dia 16 Comunidade Quilombola de Rumo, no dia 17 Maracujatiua, e no dia 21 as equipes atenderam Cocal, Comunidade Quilombola Aliança e Mano Santo

Para os próximos dias serão vacinados a população de Boa Vista e Comunidade Quilombola de Entre Rios dia 23, no dia 24 Vinagreira; Rio Branco e Serraria, dia 27 Condurus, Santa Rita e Oiteiro de Matheus e no dia 28 Riachuelo e Aliança.

A ação sempre intensificada pela gestão da prefeita professora Rosinha visa ampliar a cobertura vacinal contra as enfermidades e promover a política de saúde preventiva do município. Na ultima campanha realizada Cururupu chegou a superar a meta com 101,40% de alcance registrado pelo Ministério da Saúde. https://cururupu.ma.gov.br/noticias/noticias/exibe/0023091-cururupu-bate-meta-e-vacina-10140-da-populacao-de-grupos-prioritarios-contra-influenza

No caso do sarampo, por exemplo, devem ser vacinados, de forma única, adultos entre 20 e 49 anos que precisam de proteção imunológica. O sarampo é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. De acordo com a pasta federal, sua transmissão ocorre quando o infectado tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Já a influenza, de acordo com o MS, pode gerar infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza.

A coordenação de Imunicação informou que anunciará nos próximos dias como se dará o atendimento à população da sede para vacinação contra o sarampo.

Prefeitura de Cururupu