Educação

Cururupu | Estudantes da rede municipal recebem kits pedagógicos para manter rotina de estudos em casa

Desde que as aulas da rede municipal de ensino foram suspensas pelo Decreto Municipal Nº. 029 de março de 2020 para evitar a proliferação do novo Coronavírus, a Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolve ações de acompanhamento aos estudantes da rede, a entrega do kit emergencial da alimentação escolar chegou a todos os estudantes, a secretaria de Educação tem incentivado a rotina de estudos dos alunos e fortalecido o dialogo com as familias. A gestão da prefeita professora Rosinha vem adotando alternativas para minimizar os prejuízos nas atividades escolares causados aos alunos diante da suspensão das aulas em decorrência da Pandemia do COVID-19. O Plano de Ação Emergencial que abrange diversas ações possbilitou a prefeitura está disponibilizando aos estudantes da Educação Infantil ao  Ensino Fundamental matriculados, kits pedagógicos para estudo em casa. A entrega do material contendo conteúdos pedagógicos já foi iniciada e garantirá atividades escolares aos 5.935 estudantes da rede municipal durante o recesso das aulas neste período devido à pandemia da Covid-19, doença provocada pelo coronavírus, em que os alunos precisam ficar em suas casas.

Nesta primeira etapa de entrega dos kits, os estudantes da Educação Infantil da Sede, Zona Rural, Quilombos e Ilhas estão sendo os primeiros a receberem. Os pais foram convidados a irem até as escolas retira o kit ou estão recebendo a visita das equipes da secretaria de Educação em suas residências.

O kit faz parte de estratégias educacionais. O objetivo é permitir o acompanhamento dos estudantes mesmo em tempos de pandemia. Os conteúdos foram pensados, discutidos e elaborados por educadores que fazem parte da Coordenação Pedagógica do Município, e estimula o vínculo sócio afetivo do aluno com a escola e com a família que acompanhará a realização das atividades, avaliadas pela esquipe da SEMED.

Segundo a prefeita “O momento exigiu um trabalho redobrado das equipes da Secretaria Municipal de Educação que atuaram para montar esse material que auxiliará as famílias e nossos estudantes a passar por esse período afastado das escolas, mas não afastados do conhecimento, por isso, disponibilizamos os kits para que elas possam manter vínculos com a escola, já que nesse momento é fundamental essa acolhida sócio emocional. O material pedagógico servirá até o retorno presencial em sala de aula” afirma a prefeita professora Rosinha.

Os  kits foram adquiridos com recursos da Secretaria Municipal de Educação e apresentam atividades que os estudantes conseguem fazer de forma autônoma.

Material

Para os alunos com idade inferior a 6 anos, o material apresenta possibilidades de interação e brincadeiras que complementam e auxiliam nos processos de aprendizagem, além de indicações de leitura, montagem e jogos.

Para os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental, os materiais foram divididos nos eixos Língua Portuguesa, Matemática, Ciências... Além dos conteúdos também há exercícios relativos a cada disciplina.

A Secretaria Municipal de Educação chama atenção dos pais ou responsáveis com dicas de como organizar uma rotina de estudos, que inclui as atividades, para que os estudantes se mantenham motivados a estudar e sigam aprendendo, durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19 (Coronavírus).

O calendário de distribuição dos Kits nas escolas está sendo divulgados pela secretaria de Educação atravéz dos veículos de comunicação local e redes sociais. Fique atento para o dia e o horário da escola de seu filho (a).

Prefeitura de Cururupu

Endereço: Rua Getulio Vargas, 20 \ CENTRO \ CURURUPU - MA \ CEP: 65268000