Saúde

Prefeita prof Rosinha entrega a população Centro de Referência e Veiculo 0km para enfrentamento a Covid-19

A prefeitura de Cururupu entregou a população o Centro de Referência – COVID-19, dando início aos atendimentos na ultima quinta-feira (17), um espaço amplo e exclusivo para acolhimento de pessoas com suspeitas dos sintomas do coronavírus e pacientes em tratamento. Os serviços estavam sendo realizado em outro espaço aguardando a conclusão da adequação da nova unidade.

Durante oficialização das atividades na nova unidade, a prefeita professora Rosinha fez a entrega de uma caminhonete 0km para a Secretaria de Saúde, veiculo adquirido com recursos federais de incentivo ao Programa de Qualificação de Vigilância em Saúde e Atenção Primaria complementados com recursos proprios do municipio.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) representa um marco para a Vigilância em Saúde por definir compromissos e responsabilidades para as três esferas de governo: a federal, com financiamento e apoio técnico, a estadual e a municipal, buscando induzir a implementação de iniciativas que garantam a melhoria das ações de vigilância em saúde.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ-AB tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, a partir do repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem a melhoria no padrão de qualidade no atendimento.

O vereador Daniel Louzeiro parabenizou o empenho da prefeita e toda sua gestão pelas conquistas em meio a tempos difíceis em todo o país, parabenizou os profissionais que tem buscado incansavelmente o melhor na prevenção e combate ao contagio da Covid-19 na população.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Filho destacou o trabalho que vem sendo realizada pela gestão municipal no enfrentamento a propagação da covid-19, o empenho da Secretaria Municipal de Saúde há mais de 90 dias com intensas ações em todo o município. Ressaltou a participação harmônica entre os poderes nas decisões de enfrentamento a pandemia e aos interesses da população.

O Centro de Referência – COVID-19, Localizado ao lado Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), fica na Rua Herculna Vieira, Centro da cidade. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, de 8h as 11h e das 14h às 17h.

Os pacientes serão acolhidos por uma equipe formada por enfermeiros, médicos, bioquímicos e técnicos que farão a avaliação do quadro clínico do paciente, classificando em casos leves e graves. O centro será referência para testes a pacientes suspeitos da Covid-19. Os casos leves serão orientados sobre quais medicamentos devem ser utilizados, receberam o kit da medicação e serão encaminhados para o acolhimento residencial. Já os considerados graves, que apresentem insuficiência respiratória, serão direcionados ao Serviço de Pronto Atendimento do município e a Santa Casa de Misericórdia, que conta com leitos devidamente preparados e equipados para atender os possíveis casos confirmados.

A paciente de iniciais A. A. S chegou ao Centro de Referência apresentando febre e coriza, encaminhada para realização do exame, foi feito a classificação de risco e recebeu orientações. “Me sinto segura em saber que em Cururupu podemos contar com esse centro de triagem. Estou sendo acompanhada pela equipe do PSF do meu Bairro, após 10 dias com os sintomas fui encaminhada para fazer o teste. Espero que menos pessoas possível tenham a necessidade de passar por isso, mas se tiverem que passar, vejo que temos aonde buscar ajuda”.

“A todo paciente da nossa municipalidade que apresentar a síndrome gripal, este centro está pronto e apto a receber, acolher, fazer a classificação de risco e orientar o paciente com sinais leves ou graves”, disse a secretária municipal de Saúde, Raquel Borges.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Edyane Rios destacou " Esse centro é uma realização muito importante, vai dar um apoio à realização dos exames e ajudar na forma de tratamento das pessoas que se encontram com a Covid-19, assim como as pessoas que já tiveram e precisam receber o apoio social, psicológico e o apoio fisioterapêutico para voltar as suas atividades normais”.

A prefeita professora Rosinha agradeceu a Deus pelas conquistas ao povo, aos profissionais da Saúde pela dedicação não só com o trabalho mais sim com as pessoas, o cuidado e a atenção dada e chamou mais uma vez atenção da população para que adotem as medidas de prevenção, os dados não representam apenas numeros, são pessoas, e convocou a todos para a estarmos vigilantes, atentos, não relaxar om perigo. E conclui, "Juntos vencermos essa luta contra o coronavírus".