18 de junho Dia Nacional do Tambor de Crioula

A Lei nº 13.248 de 12 de janeiro de 2016 estabeleceu a data de 18 de junho como o dia do Tambor de Crioula. Tambor de Crioula é uma manifestação cultural típica do Maranhão. Hoje é dia de parabenizarmos todos e todas pela resistência, pela arte e histórias narradas por meio desta que é uma das nossas mais fortes manifestações culturais trazido para o estado por escravos de diversas regiões africanas.

Nesta quinta-feira (18) Cururupu comemora o Dia Nacional do Tambor de Crioula, que foi reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Através da dança, do canto e da percussão, a manifestação cultural é típica do Maranhão. Ela foi trazida para o estado por escravos de diversas regiões africanas nos séculos XVIII e XIX, e servia como divertimento ou uma forma de pagar promessa a São Benedito.

O município de Cururupu se destaca com tambores de Crioula tradicionais alguns com mais de 50anos de historias, outros mais recentes revelando a resistência desta identidade de nosso povo. Em Cururupu o Tambor de Crioula Resgate Cultural, Tambor de Crioula Maceió, Tambor de Crioula Juventude de Fortaleça do Quilombo Fortaleza, Tambor de Crioula Raízes Africana do Bairro Capim Doce, Tambor de Crioula da comunidade Quilombola de Aliança, Tambor de Crioula da comunidade Quilombola de Entre Rios e o mais recente Tambor de Crioula Raízes do Águia fazem parte da nossa vida. O Tambor de Crioula Filhos e Amigos de Cururupu da Jabatiteua, criado por cururupuenses no estado do Pará carregam a identidade e o nome da nossa terra.

(fotógrafo Marcel Gautherot 1952 Cururupu)

CANTO

Cada cântico se inicia com um solista que canta toadas de improviso ou conhecidas, repetidas ou respondidas pelo coro, composto por homens que se substituem nos toques e por mulheres dançantes. Os cânticos possuem temas líricos relacionados ao trabalho, devoção, apresentação, desafio, recordações amorosas e outros.

A DANÇA – aspectos coreográficos

A dança do tambor de Crioula, normalmente executada só pelas mulheres, apresenta coreografia bastante livre e variada. Uma dançante de cada vez, faz evoluções diante dos tambozeiros, enquanto as demais, completando a roda entre tocadores e cantadores, fazem pequenos movimentos para a esquerda e a direita; esperando a vez de receber a punga e ir substituir a que está no meio. A punga é dada geralmente no abdômen, no tórax, ou passada com as mãos, numa espécie de cumprimento. Quando a coreira que está dançando quer ser substituída, vai em direção a uma companheira e aplica-lhe a punga. A que recebe, vai ao centro e dança para cada um dos tocadores, requebrando-se em frente do tambor grande, do meião e o pequeno, e repete tudo de novo até procurar uma substituta. A punga pode ser entendida como o elemento coreográfico e simbólico que põe em destaque a relação de interdependência que existe entre todos os elementos que estruturam e dão significado ao Tambor de Crioula. Articulados que estão em um moto-contínuo, circular, que se reproduz ad infinitum, como a roda, que gira, e gira, sem nunca parar. É ainda um dos aspectos que atestam a continuidade histórica desta manifestação cultural, mesmo com as diferenças e variações verificadas em algumas localidades específicas e/ou em situações determinadas.

Três tambores são tocados com as mãos em um ritmo ininterrupto pelos tocadores enquanto as dançarinas e os cantadores dão conta da coreografia. Em um gesto semelhante a uma saudação, as mulheres tocam os ventres uma das outras através de um movimento conhecido como umbigada.

No Dia Nacional do Tambor de Crioula, a Prefeitura Municipal de Cururupu vem saudar e render homenagens a esta honrosa manifestação e todos os seus brincantes que nos enchem de alegrias, esperanças e religiosidade. Parabéns!

(Tambor de Crioula Filhos e Amigos de Cururupu da Jabatiteua, criado por cururupuenses no estado do Pará) Foto da internet

Secretaria Municipal de Cultura

Mais em Cultura