Prefeitura de Cururupu reforça ações de combate a Covid-19 nas ilhas

A população das ilhas de Cururupu, lugares distantes da sede, onde o meio de transporte são as embarcações com horas de viagem, vem recebendo a atenção seria e comprometida da gestão municipal neste momento de enfrentamento e combate a propagação da Covid-19. A Prefeitura de Cururupu por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem garantido o atendimento aos moradores e suas famílias nessa região do município.  Compromisso levado a serio pela prefeita professora Rosinha na luta contra o coronavírus.

Nas ultimas semanas a Secretaria de Saúde intensificou o acompanhamento e monitoramento pelas Equipes do Programa Saúde da Família no enfrentamento e combate a propagação da Covid-19 nessas regiões, e atendimento a outros problemas de saúde aos cururupuenses que moram nessas ilhas.

A equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários de saúde realizaram atendimentos presenciais nos últimos dias para os moradores das Ilhas de Mirinzal, Porto do Meio, Iguará, Retiro, Lençóis e Bate Vento, as Ilhas do Norte. As familiares passaram por procedimentos de consultas médicas, consultas de enfermagem, realizaram exames de glicemia capilar, controle da pressão arterial, atualização de calendário vacinal dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe Influenza e vacinação de rotina. Todos foram avaliados clinicamente de possíveis sintomas com síndromes gripais diante do momento vivido de pandemia do novo coronavírus.  A equipe também realiza o teste para Covid-19, isso se o médico achar necessário.

Foram realizadas logo nos primeiros dias, 105 consultas médicas, 106 pessoas foram vacinadas, 10 consultas de enfermagem e 105 testes de glicemia e PA. Os moradores receberam medicação gratuita e máscaras de proteção garantidas pela prefeitura de Cururupu. A ação da gestão municipal segue percorrendo oceano adentro em busca dos irmãos cururupuenses para os atendimentos e garantia da qualidade de vida. “Cuidar das pessoas sempre foi prioridade em nossa gestão, nesse momento de pandemia nosso olhar e nosso coração estão todos voltados a cada um de nossos irmãos e irmãs em todas as regiões de nossa Cururupu”, ressaltou a prefeita professora Rosinha.

A secretária de Saúde, Raquel Borges informou que nesta terça-feira, dia 26 de maio, os profissionais já iniciaram atendimentos em outra região de ilhas, agora, Caçacueira, São Lucas e Peru.

Confira o cronograma de atendimentos: Terça e quarta (26/27/05) atendem a população de Cacacueira, quinta-feira (28) São Lucas e na sexta-feira, dia 29, ilha de Peru.

A equipe de Saúde tem realizados atendimentos e visitas as familias nas ilhas durante o dia e muitas vezes no periodo da noite alcançando toda a população de cada comunidade.

Prefeitura de Cururupu