CURURUPU | CARTÃO DO SUS INICIADOS COM NÚMERO 1, 2 ou 8 PRECISAM SER ATUALIZADO

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Cururupu estão sendo informados, por meio de campanhas realizadas pela prefeitura, para comparecerem a Secretaria de Saúde para atualizar os dados cadastrais do Cartão do SUS. A atualização é para usuários que o cartão comece com o número 1, 2 ou 8.  A atualização dos dados objetiva manter o banco de dados dos usuários mais completo para facilitar o acesso às informações dos pacientes. O Ministério da Saúde informou que a partir de janeiro de 2020, os cartões iniciados com esses respectivos numeros estariam desatualizados.

SUS – Sistema Único de Saúde é um programa do Governo Federal que garante atendimentos relacionados à saúde para todos os cidadãos brasileiros gratuitamente, independente da sua classe social.

Na hora que o cidadão faz o seu, o Sistema Datasus (departamento de informática do SUS)  faz um cadastro com as informações dessa pessoa e cria um numero único que será sua identificação em qualquer unidade de saúde publica de todo o Brasil.

A atualização dos dados esta acontecendo para manter o banco de dados dos usuários mais completo, eliminar duplicidades, evitar fraudes e facilitar o acesso às informações dos pacientes como a criação de uma caderneta de vacinação on-line. Com a atualização o CPF do usuário deverá constar no cartão, para evitar duplicidade.

Os documentos necessários para atualizar os dados são CPF, Carteira de Identidade, contato telefônico atualizado e um comprovante de residência. Já nos casos de crianças, deve ser apresentada a certidão de nascimento.

A atualização está sendo feita no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, localizado na Rua Ático Seabra, Centro da cidade.

Assessoria de Comunicação|Prfeitura