Saúde

Secretaria de Saúde | Prefeitura de Cururupu investe em ações preventivas de saúde

Ações de promoção e proteção da saúde têm sido uma das estratégias desenvolvidas pela gestão da prefeita professora Rosinha, para garantir à população melhoria da qualidade de vida, redução de doenças e riscos à saúde. Foi o que aconteceu por meio de um grande mutirão de saúde no combate e prevenção à Hanseníase executado com muito sucesso durante as semanas do mês de janeiro, mês internacional da luta de erradicação contra a doença.

As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de combate à doença mobilizaram equipes de saúde do município, profissionais, agentes comunitários de saúde e voluntários em varias frentes de atendimentos durante  campanha intensificada em toda a região do município que levou prevenção, reabilitação, diagnostico e tratamento.

Consultas médicas, avaliação dermatológica, avaliação neurológica, rodas de conversa (orientando sobre a doença), palestras educativas, Blitz educativa com distribuição de panfletos (com informações educativas sobre a Hans); e atendimentos com palestra educativa e  avaliação dermatológica em internos na Unidade Prisional foram realizadas.

O munícipio de Cururupu apresenta importantes avanços na prevenção,  tratamento e combate da Hanseníase. A hanseníase, conhecida antigamente como Lepra, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Mycobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos com capacidade de ocasionar lesões neurais, conferindo à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

A Coordenação de combate à hanseníase, explica que se compararmos os indicadores da doença no munícipio há anos anteriores, perceberá que a doença encontra-se controlada.

Há alguns anos erram diagnosticados e tratados até vinte e oito pacientes. No ano passado, 2019, foram diagnosticados/tratados sete pacientes. No início deste ano, durante atividades do janeiro Roxo, três pacientes foram diagnosticados e iniciaram o tratamento.

“Temos no munícipio dez pacientes em tratamento e oito em reabilitação, são dezoito pacientes sendo tratados e acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde”. Informou a enfermeira Dielma Marques responsável pelos atendimentos dos casos diagnosticados da doença e pessoas que buscam avaliação. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta feira na Unidade Básica de Saúde Flavio Silva, centro da cidade.

Graças à dedicação, comprometimento e profissionalismo das equipes que atuaram durante a campanha, a informação foi levada a milhares de cururupuenses que agora mais do que nunca tem motivos de ficarem alerta. O Brasil, é o segundo país no mundo com o maior número da doença hanseníase e o Maranhão, é o estado com maior número de Hanseníase no Brasil.

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são: lesão(ões) (manchas)  e/ou área(s) da  pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolorosa (à dor) e/ou tátil (ao tato); comprometimento do(s) nervo(s) periférico(s), geralmente espessamento (engrossamento), associado a alterações sensitivas e/ou motoras e/ou autonômicas; Áreas com diminuição dos pelos e do suor; Áreas do corpo com sensação de formigamento e/ou fisgadas; Diminuição e/ou ausência da força muscular na face, mãos e pés; Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

"A doença tem tratamento e cura. E a rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente todo o tratamento aos pacientes, por meio do seu programa de controle da hanseníase. Durante o Janeiro Roxo, mês dedicado à mobilização acerca da doença, intensificamos as ações de combate em todas as unidades básicas de saúde do município, agora o trabalho continua", destacou Raquel Borges, secretária municipal de Saúde.

Asscom / Prefeitura de Cururupu