05/12/2017 - Noticias

Venha para a 14ª Agritec! O Maranhão se encontra em Cururupu!

Nesta quinta-feira (07), as 9hs da manhã o governador Flávio Dino, secretários de governo, produtores de várias cidades do estado, prefeitos, vereadores, sociedade civil organizada sparticipam da abertura oficial a 14ª AGRITEC – Cururupu – Território Baixada Ocidental, a maior Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, por meio do Sistema SAF , junto aos parceiros Embrapa, Sebrae e movimentos sociais (FETAEMA, MST, ACONERUQ, MIQCB e FETRAF-MA).  O Sistema SAF é composto pela secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA).

Sãos olhares voltados a região da Baixada e do Litoral Ocidental aguardada por muitos anos pelos municípios dessas regiões.  A prefeita de Cururupu professora Rosinha falou durante o lançamento da Agritec, que o governador Flavio Dino com seu olhar voltado a população de todo o estado rompe as barreiras deixadas ao longo dos anos, vence as distancias pra levar conquistas a população de todos os territorios; “Tirou um murro invisível que separava as nossas cidades do litoral com outras regiões do maranhão de serem oportunizadas com grandes investimentos como a Agritec”. Ressaltou a prefeita. “Esse gigantesco evento oportuniza investimentos, exposições, comercialização, cursos, vitrines tecnológicas, palestras, gastronomia, apresentações culturais, prestação de serviços, emissão de documentos, contratos com instituições financeiras, capacitações nas cadeias produtivas, atendimentos e serviços de secretarias de estado e município, entre outros, isto representa muito para o povo do Maranhão. Concluiu a prefeita Rosinha.

Sediada em Cururupu a 460 km  da capital, a 14ª edição  tem a participação confirmada dos  municípios do Território Baixada Ocidental, e participação de dois municípios de territórios vizinhos que solicitaram stands no evento.

O governador Flávio Dino no dia 07, cumpre agenda, as 9hs da manhã com abertura da Agritec,  às 10h30, fará a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), seguida da entrega das obras de pavimentação asfáltica de vias urbanas, no âmbito do Programa Mais Asfalto.

Secretários municipais da prefeitura de Cururupu e equipes de trabalho preparam o município para uma calorosa acolhida e participação aos maranhenses de todos os territórios que já estão chegando ao município com suas caravanas. Estudantes, grupos, movimentos, igrejas, comunidades rurais, pescadores, lavradores, a população mobilizada para participar e aproveitar de todos os serviços e programação durante os três dias.

Ontem(04), uma ultima reunião de alinhamento com as forças de segurança no município foi realizada na sede do 25º BPM, o Major Claudio recebeu a prefeita Rosinha, o Vice-Prefeito Ribamar Santos, a secretaria Nenna, Superintendente Regional de Articulação do Estado Adenilson Reis, secretários e assessores dialogando sobre a ações de segurança que serão adotada durante o grande evento.

Relação dos municípios com Stands na AGRITEC:

No período da tarde desta quarta-feira (06), os municípios recebem oficialmente seus stands para montagem dos produtos , exposição e organização em toda estrutura da cidade Agritec.

Alcântara, Apicum Açu, Alto Alegre do Pindaré, Bacuri, Bequimão,  Brejo, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu,  Cajapió, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Pinheiro, Porto Rico, Presidente Sarney, Peri-Mirim, Serrano do Maranhão, Turilândia, Turiaçu.

“A Agritec é uma inovação do nosso governo, que leva assistência técnica para a agricultura familiar. Já realizamos 13 feiras, tenho estado presente em todas as Agritecs e vamos fechar o ano de 2017 com a 14ª edição na querida cidade de Cururupu”, afirmou Flávio Dino ao site Cururupu Repórter. “Nós escolhemos Cururupu por que nós queremos que esse mundo da produção abrangendo a agricultura, a pesca, aquicultura, apicultura se desenvolva, por que é o caminho da geração de emprego no Brasil e no Maranhão”. Flavio Dino continuou; “A assistência técnica é um grande caminho para a agricultura familiar, assim como os Diques de Produção. Reserva de água é um tema estratégico no mundo todo para a agricultura e o Maranhão é um estado rico de recursos hídricos, mas não havia política na área”, afirmou o governador.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a Agritec é uma feira que, por onde passa, deixa grandes resultados. Já são quase milhares de agricultores familiares capacitados. “A  Agritec vai para sua 14° edição com saldo positivo. Com muito trabalho e fortes parcerias estamos atingindo o objetivo do governo do estado ao criar a Feira, que é desenvolver o Maranhão por meio do conhecimento e da produção”, pontuou.

A Sec. Nenna Bastos falou sobre ‘Rede alternativa ‘Cama e Café Cururupu’, uma experiência exitosa de outros eventos desenvolvido na cidade. Pessoas que tem espaços, quartos, locais para acolher, receber visitantes, passam por cadastro e formação para nesse período acolher os visitantes e terem um incremento de renda para essas famílias que estão se cadastrando.  Todos os hotéis, pousadas, chácaras estão reservadas a semanas por caravanas e comitivas que viram participar da feira.

PROGRAMAÇÃO

Evento: Solenidade de Abertura da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) – Território da Baixada Ocidental; Entrega de insumos agrícolas.

13/12/2017 - Noticias

Agritec Cururupu: Governo fecha o ano com saldo positivo em capacitação

Um dos principais objetivos da Feira é promover o contato do agricultor familiar com a informação e novas tecnologias para que ele possa otimizar sua

11/12/2017 - Noticias