30/11/2017 - Noticias

Secretaria de Educação PNAIC 2017/2018' - Mudanças, conquistas e desafios.

Professores da Educação Infantil; Pré-Escola e o Ensino Fundamental de 1° ao 3° ano que compreende o ciclo de alfabetização, participam de Oficina Pedagógica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: PNAIC 2017/2018.

A Secretaria Municipal de Educação cumprindo agenda do pacto firmado com Ministério da Educação e parceiros, com data programada para o início das atividades nesta quinta-feira (30), realiza Oficina Pedagógica do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC 2017/2018, com as Temáticas: Leitura e Escrita na Educação Infantil; Integração de Saberes nos Processos de Alfabetização.

A Secretaria Municipal de Educação está reunida com os professores até as 17hs desta quinta-feira, na Unidade Integrada Herculana Vieira II local onde o evento está sendo sediado; as oficinas reúnem professores da rede municipal de Ensino da Educação Infantil; Pré-Escola e o Ensino Fundamental de 1° ao 3° ano que compreende o ciclo de alfabetização. Oportunizando a ampliação do conhecimento e de reflexão sobre a ação docente, notadamente no que tange ao acesso das crianças à cultura escrita, promovendo a integração de saberes nos processos de alfabetização de crianças, respeitando a diversidade, o currículo inclusivo e tendo sempre a criança como foco.

Programação:

Iniciado as 8hs, com momento de oração, composição da mesa, fala das autoridades.

A Prefeita prof.ª Rosinha ressaltou que todo  trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão Reconstruindo com o povo por meio da secretaria de educação é pela construção de uma Cururupu melhor, agora no presente e com certeza garantir as gerações futuras qualidade, conquistas, vitórias,..."Estamos preparando os nossos estudantes, homens e mulheres que poderão ser gigantes na cultura, na política, na educação, na saúde, onde desejarem sonhar, em todas as áreas que desejarem, precisamos romper as burocracias. Quem trabalhou na época em que fui secretaria de educação deve lembrar que dizia; "Vamos começar a alfabetização lá na educação infantil', por que antes não era assim. Peço empenho e toda dedicação dos profissionais para que rompemos todas as dificuldades que o país enfrenta e que nos afeta,  e principalmente que tenhamos os pés no chão da escola conheçamos os nossos alunos que por muitas vezes, os problemas que  trazem em suas histórias de vida tendem a empurrá-los pelo meio do caminho, não podemos aceitar essas situações, precisamos ajuda-los a encontra novos sentidos, direcioná-los, proporcionando caminhos de vitorias todos tem esse direito, não importa as condições que se apresente em cada um, façamos a nossa parte com muita dedicação. Conclui a prefeita prof. ª Rosinha.

Udinaldo Rabelo, Secretário de Educação, ressaltou; neste ano do Pacto 2016/2017, queremos fazer menção a equipe formadora pelo compromisso no ano passado, uma nova equipe assumi os trabalhos a parti de 2017, desejamos excelentes resultados. Udinaldo Rabelo concluiu sua fala dizendo; "Ver estas crianças viajarem no mundo da leitura e da escrita, vai facilitar o próprio trabalho do educador.  Quando na prova Brasil, nos simulados aplicados antes da Prova Brasil, a maior dificuldade quando nós nos dirigíamos aos professores do 5º ano, eles diziam assim, "A maior dificuldade dos nossos alunos está na leitura, por que se ele não sabe a ler a dificuldade será ainda maior de interpretar". O Secretário de Educação convidou a todos; "precisamos estar ombreados, irmanados para que a alfabetização aconteça até o 3º ano do ensino fundamental. Concluiu o Secretário de Educação, desejando um bom encontro a todos.

Prof. Carlos Celson Ferraz Almeida apresentou o 'Documento Orientador do PNAIC 2017/2018' - Mudanças, conquistas e desafios.

O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC na ampliação do seu compromisso, vem favorecer a imersão das crianças em seus primeiros anos de vida, nas diferentes linguagens e progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão, assim como assegura que todas as crianças nos três primeiros anos de escolaridade do ciclo de alfabetização tenham domínio do LETRAMENTO.

A I oficina pedagógica promove a reflexão da leitura e escrita na educação infantil: O estudo do conhecimento e as práticas educativas e apontam novos horizontes a integração dos saberes nos processos de Alfabetização das crianças.

O evento conta com a presença e participação da Prefeita prof. ª Rosinha, Secretário Municipal de Educação prefº. Udinaldo Rabelo, Elzirene Costa Diniz, Coordenadora Geral de Educação, Ana Lourença, Assessora Técnica Pedagógica, Carlos Celson Ferraz, Coordenador Local, Florigne Mafra Paurá, Coordenadora Pedagógica local do PNAIC, Formadores Locais de Educação Infantil: Consuelo Vieira Soares, Darlene de Maria Lopes Costa, Ticiane Abreu, Formadores Locais do Ensino Fundamental do 1° ao 3° ano; Ana Clea Vieira, Eudenilde Pinheiro Ferraz, Florigne Mafra Paurá e Mariano Pizon Chagas.

Reportagem Asscom /Prefeitura de Cururupu

30/11/12 Heraldo Wéllen

13/12/2017 - Noticias

Agritec Cururupu: Governo fecha o ano com saldo positivo em capacitação