01/09/2017 - Noticias

“SAÚDE DO HOMEM, “Prevenção é uma atitude saudável”.

Fechando a última semana do mês de agosto, profissionais da Unidade Básica de Saúde de Areia Branca, Equipe Saúde da família e Nasf (núcleo de apoio à saúde da família), em ação da Secretaria Municipal de Saúde desenvolveram ações e acompanhamento de saúde preventivo “SAÚDE DO HOMEM, “Prevenção é uma atitude saudável”.  Reunindo comunidades, moradores de bairros próximos e famílias da área de Areia Branca  promoveram palestras, consultas medicas, rodas de conversas, testes rápidos, momentos de atividades físicas, aferição de pressão entre outras ações de forte  apelo a saúde do homem, Prevenção: Uma atitude saudável.

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres, entre as causas de morte prematura estão à violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Por isso o Ministério da Saúde a cada ano implementa, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, campanhas que estão sendo fortalecidas no município deste o inicio da atual gestão. Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e propiciar um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os profissionais levaram as comunidades informações e  adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis.  Os agentes de saúde, médicos, enfermeiros, e a equipe do Nasf nas rodas de conversas dialogaram com os participantes para a prevenção mas também os cuidados para uma identificação precoce de doenças aumentando as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens.

Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B  e do vírus da hepatite C (anti-HCV).
Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, foram despertados  a buscarem acompanhamento médico para investigar o problema. É possível que outras doenças, como uma infecção urinária esteja causando os sintomas. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

24/09/2017 - Noticias

Feira do Pescado e da Agricultura Familiar realizada pela prefeitura de Cururupu

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca reuniu produtores das comunidades rurais c

20/09/2017 - Noticias