09/11/2017 - Noticias

PSE - Estudantes da rede municipal, recebem atendimentos Odontológicos.

Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), estudantes da rede municipal de ensino, participaram de uma grande ação de atendimento a saúde, do dia 06 a 10/11 atendimentos odontológicos foram realizados no Centro de Especialidades Odontológicas -CEO - de Cururupu contemplado estudantes da rede publica municipal. As escolas da rede pública de Cururupu estão pactuadas para desenvolverem ações através de termo de compromisso municipal entre as secretarias de saúde e de educação, tendo como instituição pública federativa o Ministério da Educação e da Saúde.  Para o ciclo 2017/2018 foram pactuadas 12 ações a serem desenvolvidas pelos municípios no Maranhão, abordando a prevenção ao mosquito Aeds Aegytti, DST/HIV, violência, atividade de lazer, entre outras.

Cururupu tem pactuado 8.130 alunos. Em novembro de 2017, termina o 1º ciclo dos 2 anos do PSE, esse momento do projeto de Saúde Bucal foi definido para atendimentos a 11 escolas com a realização das ações, até o momento 7 escolas já foram atendidas. Entre os dias 06 a 11 de novembro foram realizados cerca de 300 atendimentos a alunos. Os gestores, profissionais, pais de alunos, familiares e equipe do PSE participam das atividades.

Para o segundo semestre em Cururupu foram planejadas ações que iniciaram em setembro/17 com levantamento da saúde bucal em várias escolas da rede municipal de ensino, como 1ª etapa do Projeto de Saúde Bucal, está sendo realizada abordagem com a 2ª dose do HPV e outras vacinas para adolescentes dando sequência. Uma equipe de Saúde Bucal e Vacinação percorrera as ilhas nas próximas semanas. Para este mês de novembro está programado momentos educativos nas escolas sobre os temas voltados para a faixa etária de 10 a 18 anos.

As ações partem do princípio de que são temáticas presentes na realidade do município, onde as equipes de saúde da família - ESF - atuam nas escolas de abrangência da equipe e ajudam na realização das ações.

A Prefeita Professora Rosinha acompanha os atendimentos, sempre no início das atividades conversa com os estudantes e seus familiares sobre os cuidados com a saúde, a prevenção de doenças, elogia a iniciativa, as famílias acompanhando seus filhos, parabeniza os profissionais pelos atendimentos. A prefeita determinou que seja programada ações itinerantes com consultório móvel odontológico nas comunidades rurais e ilhas, pediu que essas ações sejam fortalecidas pelos municípios em todas as áreas mais distantes da sede e com ações ainda para estes últimos meses do ano de 2017.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Para o alcance dos objetivos e sucesso do PSE é de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.

Fotos no link : https://www.facebook.com/CururupuAsscomOficial/

23/11/2017 - Noticias

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve Saúde na Escola (PSE).

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ao longo do ano várias atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). As políticas de saúde e educação voltadas às

23/11/2017 - Noticias

Secretaria de Saúde realiza ação do Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações e atividades voltadas ao Mês "Novembro Azul" de prevenção ao câncer de próstata e bucal na po