12/10/2017 - Noticias

Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder) é lançado em Cururupu

Com o intuito de promover a integração e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão de um plano de ação para o território, de forma empreendedora e participativa, o Sebrae Maranhão lançou em Cururupu na manhã da última terça-feira (10), o Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder).
Líder é um programa do Sebrae Nacional, que apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a Estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).
O programa envolve agentes públicos e privados de 11 municípios da região. Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão são os municípios envolvidos.
De acordo com o Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense que concentra mais de 180 mil maranhenses, foi escolhida por ter uma forte vocação para o turismo e abrigar mais de três mil Micro e pequenas empresas.
"Recomendei que as oficinas começassem por Cururupu - que está geograficamente localizado no coração da Floresta dos Guarás -, mas já recebi demandas de outros municípios da região para sediar as ações do projeto. Fico feliz com essa repercussão porque mostra o comprometimento dos prefeitos, os líderes regionais que foram legitimados pela sociedade e que devem ser condutores das ações junto conosco" afirmou João Martins.
O criador da metodologia do Programa Líder, Augusto Portugal destacou que um dos principais alicerces do programa Líder, parte da formação de um grupo que caminhe em conjunto, onde um fortalece o outro e o grupo fortalece a região com a elaboração de um plano de desenvolvimento ao final do processo.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Maranhão, Cristiane Corrêa, explicou o cronograma de realização do Programa Líder.
Ao final do evento, prefeitos presentes e lideranças dos municípios assinaram um Termo de Compromisso para realização do Programa Líder na Microrregião do Litoral Ocidental Maranhense.
Participaram do lançamento, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, a diretora de Administração e Finanças, Rachel Jordão, a Gerente da Unidade de Políticas Públicas, Cristiane Corrêa; a Gerente da Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes, os prefeitos Professora Rosinha, de Cururupu; Ismael Monteiro, de Central do Maranhão; Anderson Wilker de Alcântara; Jadilson Coelho de Mirinzal, além de lideranças políticas e locais na região.
Evento: SEBRAE
O quê: Lançamento do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Líder). O lançamento reuniu 40 lideranças de toda a região do Litoral Ocidental maranhense.
Quando: Dia 10 de outubro de 2017
Onde: Município de Cururupu

12/10/2017 - Noticias

DIAS 7, 8 E 9 DE DEZEMBRO CURURUPU VAI SEDIAR AGRITEC 2017.

O município de Cururupu vive um momento muito especial de reafirmação e atividades no alinhamento à parcerias e ações de políticas públicas, voltadas a promoverem desenvolvimento garantindo respostas a anseios antig

IEMA REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CURURUPU

Na manhã da ultima segunda-feira (9), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realizou a audiência pública visando escolher os cursos que serão ofertados em sua unidade no município de Curu

12/10/2017 - Noticias