08/11/2017 - Noticias

Lançada a XIV AGRITE Cururupu Território Baixada Ocidental

Na tarde da segunda-feira, 6, o Governo do Estado por meio do Sistema da Agricultura Familiar, em parceria com a Prefeitura de Cururupu, Sebrae, Embrapa e Movimentos Sociais, lançou oficialmente, a XIV edição da Feira de Agricultura familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), que será sediada no município de Cururupu, na Baixada Ocidental.A região da Baixada é reconhecida pela forte presença de povos e comunidades quilombolas e também pelo extrativismo, pesca e agricultura familiar.
O lançamento foi realizado no Centro de Convenções “O Precursor” e estiveram presentes o secretário Adelmo Soares (SAF); a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha; o secretário adjunto da SAF, Chico Sales; a diretora de Ater da Agerp, Vera Costa; o diretor de recursos fundiárias do Iterma, Paulo Sérgio; a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; o gestor Regional da Agerp Pinheiro, Alexandre Frazão; a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca de Cururupu, Nenna Chaves; o presidente do STTR Mariano Rodrigues; o presidente do quilombo Ceará, Nelson; o coordenador dos Escritórios Regionais da Agerp, Aldean Cavalcante.
Marcaram presença também, secretários municipais, vereadores, Sindicatos e agricultores de municípios da região da Baixada Ocidental.

Dezenove municípios que integram o território foram convidados e enviarão suas caravanas formadas por produtores que comercializarão seus produtos e participarão de toda a programação.

O Secretário Estadual de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, disse acreditar que a 14ª edição da feira realizada em Cururupu, tem tudo para ser uma das maiores já realizadas.
 “Só é possível ter ideia da importância de uma Agritec e o que ela representa de positivo para uma região quando se sedia e participa de uma edição, é uma feira grandiosa, de um alcance e um retorno tremendo para todos aqueles que participam. A agricultura familiar hoje no estado do Maranhão tem visibilidade e muito disso se deve ao legado que está sendo construído pela Agritec e ao compromisso dos nossos parceiros e produtores, por isso acreditamos que essa edição pode ser do tamanho que todos nós quisermos e será gigantesca sem dúvida nenhuma”, enfatizou Soares.
A Agritec – Território Baixada Ocidental, terá como principal objetivo proporcionar ao agricultor familiar de toda região a oportunidade de conhecer e ter acesso a tecnologia que movimenta o mundo do agronegócio, além de poder comercializar os seus produtos para visitantes de todo o estado.
Para a prefeita anfitriã da Agritec – Território Baixada Ocidental a feira é uma grande oportunidade de atrair desenvolvimento para toda a região.
“Pela primeira vez a região do litoral ocidental sedia um evento dessa magnitude é nossa obrigação realizar uma grande feira e mostrar que a nossa região tem potencial, riquezas e um povo trabalhador”, projetou Rosinha.
A FEIRA
Dezenove municípios que integram o território foram convidados e enviarão suas caravanas formadas por produtores, que comercializarão seus produtos, participando ainda de toda a programação de cursos, palestras, mesas redondas e oficinas que serão realizadas nas áreas de pesca, piscicultura, horticultura, fruticultura, mandiocultura, caprinocultura, gestão e comercialização de produtos e oportunidades de negócios para a agricultura familiar.
Capacitações na área da gastronomia e apresentações culturais complementam a programação da feira que acontecerá na praça Sesquicentenário (Antigo Aeroporto) no bairro Jacaré em Cururupu.
23/11/2017 - Noticias

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve Saúde na Escola (PSE).

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ao longo do ano várias atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). As políticas de saúde e educação voltadas às

23/11/2017 - Noticias

Secretaria de Saúde realiza ação do Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações e atividades voltadas ao Mês "Novembro Azul" de prevenção ao câncer de próstata e bucal na po