12/11/2017 - Noticias

LANÇADO A 14ª AGRITEC EM CURURUPU

O Governo do Estado, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, lançou a 14° edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), no município de Cururupu. A solenidade aconteceu na segunda-feira (06), no Centro de Convenções, com a presença de representantes de vários municípios do Território da Baixada Ocidental Maranhense. A Agritec de Cururupu acontecerá de 07 a 09 de dezembro.

O Sistema de Agricultura Familiar, Sistema SAF, é formado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp/MA) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

O objetivo da feira, que é territorial, é levar conhecimentos por meio de programação com oficinas, minicursos, palestras, seminários, com apresentação de diversas tecnologias para incrementar a produção da agricultura familiar.

A região da Baixada Maranhense é reconhecida pela presença de povos e comunidades quilombolas e pela prática produção extrativista, pesca e agricultura e esses aspectos serão enfatizados na feira.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares, a realização das Agritecs é um dos eixos do desenvolvimento da agricultura familiar do Maranhão pois difunde conhecimento. “Temos capacitações, treinamentos, transferências de tecnologias, com o espaço tecnológico e de comercialização”, afirmou.

O presidente do Quilombo Ceará, de Cururupu, Nelson Pires, enfatizou que a Agritec contribui com o desenvolvimento da Baixada e, principalmente, fomenta o conhecimento ao produtor rural. “A gente ganha conhecimento que é, justamente, o que as comunidades estão precisando, principalmente, na área da produção de alimentos na agricultura, que é a atividade que mais trabalhamos”, afirmou. Ele disse que é preciso usar a tecnologia para ampliar a produção e evitar desperdícios.

A prefeitura de Cururupu é parceira na realização da Agritec. A prefeita do município, Rosária de Fátima Chaves (Professora Rosinha), disse que a Agritec é um evento esperado com muita expectativa. “Vamos encerrar a última Agritec deste ano com chave de ouro. Contamos com a participação dos 19 municípios que compõe o território e esperamos realizar um intercâmbio de produtos, culturas e muito conhecimento para desenvolver nossa economia”, declarou.

A diretora de assistência técnica da Agerp, Vera Costa, explicou que, para o pequeno agricultor, acesso a variadas tecnologias de baixo custo possibilita melhoria de sua produção. “Chegamos ao fim do ano com a nossa 14º Agritec. Essa é uma proposta que veio para ficar, que leva conhecimento ao agricultor e desenvolvimento do setor rural, facilitando o acesso às tecnologias de baixo custo gerando renda para o agricultor familiar do Estado”.

O evento contou com a presença  de representantes do quilombo Ceará, secretário adjunto da SAF, Chico Sales; o diretor de Recursos Fundiárias do Iterma, Paulo Sérgio; a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; o gestor Regional da Agerp de Pinheiro, Alexandre Frazão; a secretária de Agricultura de Cururupu, Nana Chaves; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Mariano Rodrigues; o coordenador dos Escritórios Regionais da Agerp, Aldean Cavalcante, representantes de movimentos de agricultores e lideranças políticas.

13/12/2017 - Noticias

Agritec Cururupu: Governo fecha o ano com saldo positivo em capacitação

Um dos principais objetivos da Feira é promover o contato do agricultor familiar com a informação e novas tecnologias para que ele possa otimizar sua

11/12/2017 - Noticias