26/11/2017 - Noticias

IX Encontro 'Carro de Boi a Voz da resistência Quilombola'.

Mais do que instrumento de trabalho e transporte, para os quilombolas de Cururupu os carros de bois fazem parte de uma forte tradição. Uma vez por ano reúnem-se para o festejo que movimenta a cidade.

Quilombolas de várias comunidades rurais de Cururupu se encontraram neste fim de semana, na nona edição da tradicional ‘Festa do carro de boi’, atividade festiva promovida pelo Instituto Negro Cosme e Associação da comunidade Rio de Pedra que contou fortemente com o apoio e logística da prefeitura de Cururupu, do governo do estado e demais parceiros colaboradores deste tradicional evento. O tema central da festa 2017; Carro de Boi a Voz da resistência Quilombola.

A programação homenageia e envolve famílias das comunidades que usam o seu carro com a parelha de dois bois para o trabalho diário e também para transportar os produtos da agricultura familiar para vender na feira da cidade.

Mesmo antes da festa oficial, vários serviços e ações  foram realizados nas comunidades rurais com a parceria da prefeitura, a exemplo de outeiro, que recebeu equipe da Secretaria Municipal de Saúde para atendimentos médicos aos moradores.

Iniciada com a missa celebrada na Igreja de São Benedito no sábado (25) à noite, familiares, moradores e turistas participaram da celebração com cantos e coreografia afros, momento de agradecimento e pedidos em oração pelos lavradores e suas famílias, a missa anunciava a chegada da programação para o cortejo tão esperado dos carros de Boi. Após a celebração, teve apresentações culturais, artistas locais e aparelhagem na praça em frente à igreja com venda de comidas e bebidas.

Pela manhã domingo (25), a programação iniciou bem cedo com a Feira da Agricultura Familiar promovida a nove anos pelo STTR, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cururupu, uma vez por mês a direção do STTR organiza a feira construindo condições para comercialização dos produtos de produtores locais.

Bem cedo no sitio pascoal e na Pitombeira a cantiga dos carros de boi anunciava o ponto alto da festa. Carreiros, como são chamados os condutores dos carros de boi, conduziram o cortejo com aproximadamente cem carros de boi em momentos de emoção, respeito, cultura, tradição, muita história...pelas ruas por onde o cortejo passou era visível a manifestação de carinho pela grande iniciativa em contar um pouco da historia do povo de Cururupu através do encontro de Carro de Boi.

Gerson Pinheiro, secretário de igualdade racial, esteve representando o governo do estado, Dona Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae de Pinheiro, Fernando Reis e o Diretor Superintendente do Sebrae do Maranhão, João Batista Martins participaram de toda a programação.  João Martins, anunciou oficialmente durante a programação apoio do Sebrae para a realização do X Encontro de Carro de Boi do próximo ano.

A Prefeita professora Rosinha por meio de todas as secretarias municipais proporcionou uma grande logística durante todo o projeto até a culminância das atividades.  As secretarias municipais acompanharam toda a festividade disponibilizando seus respectivos serviços.

O ponto alto do cortejo de carros de boi é o encontro dos carreiros em frente à Igreja de São Benedito, onde numerosa multidão se aglomerou para prestigiar o desfile e os condutores dos carros foram premiados com um certificado de participação e uma placa comemorativa.

13/12/2017 - Noticias

Agritec Cururupu: Governo fecha o ano com saldo positivo em capacitação

Um dos principais objetivos da Feira é promover o contato do agricultor familiar com a informação e novas tecnologias para que ele possa otimizar sua

11/12/2017 - Noticias