04/09/2017 - Noticias

FORMADO CONSELHO COMUNITÁRIO PELA PAZ EM CURURUPU

A Prefeitura em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do PROGRAMA PACTO PELA PAZ, realizou juntamente com a comunidade e representantes da sociedade civil organizada a palestra de mobilização e sensibilização para formação do Conselho Comunitário pela Paz, associações de cooperação voluntaria constituída por pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir e propor soluções conjuntas aos problemas relacionados à segurança e demais direitos sociais, a fim de promoverem uma cultura da Paz, com respeito às leis e aos direitos humanos.

Representantes do Programa Pacto Pela Paz estiveram no município, no último sábado, 02/09, com a incumbência de formar o Conselho Comunitário pela Paz de Cururupu. A audiência é resultado do dialogo e parceria entre o Estado e o Município por meio da gestão Reconstruindo com o Povo.

Assessores da Secretaria de Segurança Pública do Estado juntamente com a Prefeita Prof.ª Rosinha, o Vice Ribamar Santos, o Presidente da Câmara de Vereadores Ebenilson de Jesus, Vereador Roberto Pestana, Drº Douglas Lima da Guia - juiz de Direito da Comarca de Cururupu, Delegado Eduardo Luís e o soldado da PM - Leandro Cesar Costa representando o Tenente Breno iniciaram os trabalhos da audiência com explanações de mobilização, sensibilização e capacitação aos participantes. Logo em seguida o Tenente PM José Jorge Ferreira, Klinger Moura que é assessor do Pacto Pela Paz e coordenador dos Conselhos Comunitários pela Paz da área norte do estado e Capital e Paulo Henrique Teixeira Azevedo Assessor da SSP deram inicio a formação do Conselho de Cururupu.

Vinte e duas pessoas da comunidade foram eleitas se apresentaram voluntariamente para formar diretoria,  o conselho é constituído de 25 membros, três vagas estão abertas para serem preenchidas na próxima reunião do conselho com indicações de comunidades que ainda não tem membros no conselho.

Integram o Conselho Comunitário  Pela Paz de Cururupu as seguintes pessoas:

– Carlita Morais (Bairro Jacaré) – Presidente;

– Ivanildo Vera (Povoado Tapera de Baixo) – Vice-Presidente;

– Joana Marcia Mendes Soares (Povoado Tapera) – 1º Secretária;

– Flávia Cristina Nunes Avelar (Centro / Sede do Município) – 2ª Secretária;

– Rosinalia Pires Silva (Bairro Ceará) – Diretora de Assuntos Sociais.

Os demais conselheiros membros efetivos do CCP/Cururupu, são representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Profº Assiomar (Tapera), Nilson da Luz (Vila Palmeira), João Firmino Pinto (Armazém), Leda Maria (Tapera), Maritom Mendes (Sede), Hélio Ferreira (Ilha de Peru), Danielle Aranha (Filipinho), Ananias Correa (Ilha de Caçacueira), Rosinete Viana (Taguatinga), Edson Aprígio (Taguatinga), André Avelino, Mery Jane (Ilha de Caçacueira), Marcelo Aranha (Povoado Baiano), Hélcio Dias, José Ribamar (Tapera), José Valtelino (Bairro de Fátima), Victor Anunciação (Bairro Brasília), mais três vagas em aberto...

De acordo com o estatuto do CCP, o Conselho formado deverá atuar nas seguintes funções de:

– Atuar nas políticas sociais visando aproximação entre as instituições públicas e comunidades;

– Avaliar as ações dos órgãos públicos em benefício da comunidade;

– Encaminhar as demandas sobre segurança pública (fatores criminógenos) para os órgãos competentes;

– Desenvolver campanhas de caráter preventivo, objetivando a paz social;

– Orientar a população sobre condições e formas de segurança;

– Combater as causas que geram a criminalidade e a violência geral.

Klinger Moura, assessor da SSP, explanou aos participantes que o Conselho Comunitário Pela Paz é uma forma de empoderamento da sociedade, da comunidade pra que venha discutir os problemas de segurança pública e demais direitos sociais junto com a população e possa levar aos órgãos competentes suas demandas. “O Governo do estado proporciona esse canal de dialogo, essa ponte, para que a comunidade possa apresentar e buscar respostas aos anseios da população”.

O juiz da Comarca Dr Douglas Lima da Guia, ressaltou; que o Conselho Comunitário de segurança é um conselho que faz parte do controle social na vida das comunidades, esse controle social é um conselho que visa justamente aproximar o cidadão das forças públicas de segurança sejam policia Militar, Civil como também o sistema de justiça que é o fórum, o juiz, promotor, delegado. “O Conselho na verdade é a voz do povo com seus problemas cotidianos, comunitários que tem haver com a segurança, por exemplo, a prevenção da violência, redução do uso de drogas, eliminação de pequenos delitos que às vezes acontecem nas comunidades, e essa voz da população é discutida e levada às autoridades competentes”. Afirmou o Juiz de Direito da Comarca de Cururupu.

O “Pacto Pela Paz” tem realizado atividades sociais na cooperação de práticas para reduzir o índice de violências e tem reafirmado o elo de respeito e trabalho entre os Policiais Maranhenses e a sociedade, garantindo a Lei dos Direitos Humanos.

A ação tem como objetivo desenvolver várias ações com a finalidade de atender os objetos a que se propõe a lei n° 10.387/15, quais sejam; promover e apoiar esforços das instituições públicas, entidade da sociedade civil e cidadãos, visando à redução da violência e a difusão de uma cultura de paz, do respeito às leis e aos direitos humanos.

23/11/2017 - Noticias

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve Saúde na Escola (PSE).

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ao longo do ano várias atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). As políticas de saúde e educação voltadas às

23/11/2017 - Noticias

Secretaria de Saúde realiza ação do Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações e atividades voltadas ao Mês "Novembro Azul" de prevenção ao câncer de próstata e bucal na po