12/10/2017 - Noticias

DIAS 7, 8 E 9 DE DEZEMBRO CURURUPU VAI SEDIAR AGRITEC 2017.

O município de Cururupu vive um momento muito especial de reafirmação e atividades no alinhamento à parcerias e ações de políticas públicas, voltadas a promoverem desenvolvimento garantindo respostas a anseios antigos da população.  Nos primeiros 9 meses da gestão reconstruindo com o povo, que tem à frente do município a prefeita professora Rosinha (PCdoB), os resultados vão surgindo e o município ganha força, após vários anos adormecido por gestões anteriores.

Ainda este ano, Cururupu sediará um dos maiores eventos promovido pelo Governo do Estado, AGRITE 2017. A MAIOR FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E AGROTECNOLOGIA DO MARANHÃO reunira todos os municípios do estado em Cururupu nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, com participação dos 19 municípios do Território Baixada Ocidental que são responsáveis pela organização e sucesso do evento.
Na última terça feira (10), os  municípios envolvidos na realização da AGRITE  se fizeram representados em uma grande reunião de Alinhamento para a realização do evento.
Participaram da reunião sediada em Cururupu, o secretário Adjunto da SAF (Secretaria de Agricultura Familiar do Estado), Chico Sales, a Superintende de Comercialização da SAF e Coordenadora das Agritecs do Maranhão Marilene Bandeira, José Alexandre Frazão, Gestor Regional da Agerp de Pinheiro, Prefeita de Cururupu, professora Rosinha,  Nenna Chaves, Secretária de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca do município, Secretários de Agricultura da região, STTR de sete municípios vizinhos, Sindicato de  Pescadores, Técnicos da AGERP (Agencia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), Superintende Regional de Articulação Política Adenilson Reis Mafra, Vereadores entre outros nomes. Foi uma reunião muito participativa.
A Secretária Nenna Chaves, acolheu todos os municípios e falou da alegria de Cururupu sediar um evento desta tamanha importância, citou os trabalhos que durante os últimos meses vem sendo desenvolvido antecedendo a feira , apresentou o local onde será montada as estruturas e convocou a todos para a promoção em realizarmos a maior e mais animada Agritec até então.
A Prefeita Rosinha ressaltou sua alegria de poder em sua gestão contribuir e realizar este evento que dará um grande salto à economia do município e para a região . Agradeceu ao governador Flávio Dino que não tem medido esforços para ajudar a população do Litoral Ocidental do Estado, povo que durante muitos anos sofreu com o descaso de outras gestões estaduais, só agora foi retirado esse murro invisível que distanciava os municípios do Litoral de poderem ter espaço e oportunidades nas ações de políticas públicas do governo. Ressaltou a prefeita.
Chico Sales, Sec. Adjunto da SAF, falou da importância que as Agritecs tem de garantir o acesso do agricultor familiar ao conhecimento e às novas técnicas, de modo que ele possa melhorar a produção quantitativa e qualitativa. Além disso, as feiras são um espaço reservado à divulgação e à comercialização dos produtos dos agricultores familiares e de acesso às instituições financeiras entre outras oportunidades. “Na Agritec o agricultor familiar vai ter a oportunidade de conhecer e ter acesso às tecnologias que impulsionarão o desenvolvimento da produção maranhense nos próximos anos”. Afirmou o secretário.
A Coordenadora das Agritecs no estado ‘usando uma metáfora’ garantiu que este evento terá do tamanho que nós, enquanto organizadores (municípios) desejarmos dar a ele. Muito empolgada com a participação durante a primeira reunião de alinhamento entre os municípios envolvidos no evento, apresentou tecnicamente como será montado a logística e programação. "Diferente de outras feiras agropecuárias, a Agritec é direcionada para que o pequeno e médio agricultor familiar tenha acesso aos mais diversos conhecimentos relacionados à produção agrícola". Explicou a Coordenadora.
A Agritec dispõe de espaços tecnológicos com demonstração de pequenas alternativas de cultivo viáveis para o produtor, oficinas, palestras, cursos, comercialização de produtos cultivados por agricultores dos municípios da região, dentre outros atrativos.
A iniciativa integra um conjunto de ações para o setor rural do Estado. A atividade desenvolvida pelo Governo é executada pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF).
O governador Flávio Dino já confirmou presença e de toda a comitiva do estado.

MUNICIPIOS que participaram da reunião:
Guimarães, Bequimão, Cedral, Presidente Sarney, Apicum-Açu, Turilândia, Cururupu, Mirinzal, Bacuri, Serrano do maranhão, Pinheiro, Central, Peri-Mirin, São Luis.
Evento: AGRITEC 2017
O quê: FEIRA DE AGRICULTURA FAMILIAR E AGROTECNOLOGIA DO MARANHÃO
Quando: Dias 7, 8 e 9 de dezembro 2017
Onde: Município de Cururupu – Praça do Sesquicentenário em frente ao Aeroporto, Bairro Taguatinga.

23/11/2017 - Noticias

Secretaria Municipal de Saúde desenvolve Saúde na Escola (PSE).

A Secretaria Municipal de Saúde vem realizando ao longo do ano várias atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). As políticas de saúde e educação voltadas às

23/11/2017 - Noticias

Secretaria de Saúde realiza ação do Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações e atividades voltadas ao Mês "Novembro Azul" de prevenção ao câncer de próstata e bucal na po