28/11/2017 - Noticias

De 07 a 09 de dezembro 14ª AGRITEC do Maranhão em CURURUPU

“A Agritec é uma inovação do nosso governo, que leva assistência técnica para a agricultura familiar. Já realizamos 13 feiras, tenho estado presente em todas as agritecs e vamos fechar o ano de 2017 com a 14ª edição na querida cidade de Cururupu”, afirmou Flávio Dino ao site Cururupu Repórter. “Nós escolhemos Cururupu por que nós queremos que esse mundo da produção abrangendo a agricultura, a pesca, aquicultura, apicultura se desenvolva, por que é o caminho da geração de emprego no Brasil e no Maranhão”. Flavio Dino continuou; “A assistência técnica é um grande caminho para a agricultura familiar, assim como os Diques de Produção. Reserva de água é um tema estratégico no mundo todo para a agricultura e o Maranhão é um estado rico de recursos hídricos, mas não havia política na área”, afirmou o governador. Em entrevista à rádio Alvorada a Sec. de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca, Nenna Bastos, ecoou o convite para a população participar deste grande evento. “Pela primeira vez a nossa região, e em especial Cururupu sedia o  maior evento do estado se tratando em agricultura familiar e agrotecnologia, teremos duas vitrines tecnológicas, na área da agricultura e outra voltada para a tecnologia da pesca. Essas vitrines vêm permitir que o agricultor familiar e o pescador, conheça novas e acessíveis tecnologias para melhorar sua produção.

Durante os dias 07 a 09 de dezembro, 19 municípios do território Baixada Ocidental assumem a realização da 14ª maior feira de agricultura familiar e agrotecnologia do maranhão. A prefeitura de Cururupu, por meio de suas secretarias municipais trabalham em ritmo acelerado preparando a cidade, 40 tendas estão sendo armadas, palcos, iluminação,  a praça sesquicentenário, a caldeira e o histórico prédio do antigo aeroporto de Liége  sendo revitalizados. A prefeitura promove mobilizações com visitas nas comunidades rurais e ilhas, articulação entre os municípios e chamadas nos meios de comunicação informando a população da magnitude e importância do evento e pra participação nos cursos e serviços que serão oferecidos.

Comercialização e exposição de produtos da agricultura familiar; Emissão de documentos; Emissão de Cadastro Ambiental Rural; Contratos com instituições financeiras; Capacitações nas cadeias produtivas; Atendimento e serviço de secretarias de Estado; Demonstração e degustação da gastronomia regional; Apresentação da cultura local; Tecnologias simples de baixo custo para incrementar a produção do agricultor familiar do Território Baixada Ocidental, Cursos, Mesas redondas, Palestras, vitrine tecnológica, exposição de animais, feirinha de agricultura familiar e vários minicursos com entrega de certificados.

A Sec. Nenna Chaves falou sobre ‘Rede alternativa ‘Cama e Café Cururupu’, é uma experiência exitosa de outros eventos desenvolvido na cidade. Pessoas que tem espaços, quartos, locais para acolher, receber visitantes, passam por cadastro e formação para nesse período acolher os visitantes e terem um incremento de renda para essas famílias que estão se cadastrando. “Vista a camisa de anfitrião, essa Agritec é nossa, estamos em casa para acolhermos todos os visitantes, todas as caravanas, enfim todo o estado estará com os olhares voltados ao nosso município” Finalizou a secretária Nenna.

13/12/2017 - Noticias

Agritec Cururupu: Governo fecha o ano com saldo positivo em capacitação

Um dos principais objetivos da Feira é promover o contato do agricultor familiar com a informação e novas tecnologias para que ele possa otimizar sua

11/12/2017 - Noticias