09/10/2017 - Noticias

Cururupu recebe mais 4 profissionais de Medicina pelo programa Mais Médicos

Quatro novos profissionais do ‘MAIS MÉDICO’ chegam ao município para somar e fortalecer no atendimento à população.  Os quatro brasileiros Dra Christiane Pastro, Dr André Falcão, Dr Leandro Ferraz, Dr Wanderson Maia Programa Mais Médicos   começam a atender a parti desta semana.

O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Assim, o programa busca resolver a questão emergencial do atendimento básico ao cidadão, mas também cria condições para continuar a garantir um atendimento qualificado no futuro para aqueles que acessam cotidianamente o SUS. Além de estender o acesso, o programa provoca melhorias na qualidade e humaniza o atendimento, com médicos que criam vínculos com seus pacientes e com a comunidade.

Na manhã de ontem, segunda-feira (9), o município de Cururupu recebeu mais quatro médicos pelo Programa Mais Médico do governo federal, os novos profissionais foram recepcionados pela Prefeita professora Rosinha e pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde no prédio da secretaria. Os novos profissionais de medicina irão fortalecer a política de atendimento à saúde no município integrando as equipes dos povoados Maracujatiua, Tapera de Baixo, Ilha de Guajerutiua e Unidade de Saúde Flávio Silva na sede do município, com a chegada dos novos médicos já somam um total de 12 profissionais atendendo em Cururupu pelo Programa.

O Mais Médicos se somou a um conjunto de ações e iniciativas do governo para o fortalecimento da Atenção Básica do país. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

Na segunda-feira (09) 44 profissionais brasileiros formados no exterior, do programa Mais Médicos, começaram a atuar na atenção básica de 31 municípios do Maranhão. Os médicos fazem parte dos cerca de 1.400 brasileiros que aderiram ao último edital do projeto. Com esse reforço, somando também aqueles com diplomas do país, já são 8.316 brasileiros no programa, o que representa 45,6% do total. No estado do Maranhão, 716 médicos já atuam pelo Mais Médicos.

A prioridade da pasta é ampliar a participação nacional, tornando a iniciativa mais independente e garantindo atendimento médico à população.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

12/10/2017 - Noticias

DIAS 7, 8 E 9 DE DEZEMBRO CURURUPU VAI SEDIAR AGRITEC 2017.

O município de Cururupu vive um momento muito especial de reafirmação e atividades no alinhamento à parcerias e ações de políticas públicas, voltadas a promoverem desenvolvimento garantindo respostas a anseios antig

IEMA REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CURURUPU

Na manhã da ultima segunda-feira (9), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) realizou a audiência pública visando escolher os cursos que serão ofertados em sua unidade no município de Curu

12/10/2017 - Noticias