26/11/2017 - Noticias

14ª Agritec movimenta a cidade de Cururupu

“A Agritec é uma inovação do nosso governo, que leva assistência técnica para a agricultura familiar. Já realizamos 13 feiras, tenho estado presente em todas as agritecs e vamos fechar o ano de 2017 com a 14ª edição  na querida cidade de Cururupu”, afirmou Flávio Dino ao site Cururupu Repórter. "nós escolhemos Cururupu por que nós queremos que esse mundo da produção abrangendo a agricultura, a pesca, aquicultura,  apicultura se desenvolva, por que é o caminho da geração de emprego no Brasil e no Maranhão". Flavio Dino continuou; “A assistência técnica é um grande caminho para a agricultura familiar, assim como os Diques de Produção. Reserva de água é um tema estratégico no mundo todo para a agricultura e o Maranhão é um estado rico de recursos hídricos, mas não havia política na área”, afirmou o governador.

Em entrevista à rádio Alvorada a Sec. de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca, Nenna Chaves, ecoou o convite para a população participar deste grande evento. “Pela primeira vez a nossa região, e em especial Cururupu sedia um dos maiores eventos do estado. Estamos preparando com muito carinho toda a programação, teremos duas vitrines tecnológicas, na área da agricultura e outra voltada para a tecnologia da pesca. Essas vitrines vêm permitir que o agricultor familiar e o pescador, conheça novas e acessíveis tecnologias para melhorar sua produção.

A Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) em sua 14ª edição movimenta a cidade de Cururupu. hotéis e pousadas completamente reservados, procura por espaços para locação para grandes equipes, famílias, empresários, caravanas de vários municípios que já confirmaram presença. Proprietários de restaurantes, bares e lanchonetes estão garantindo estoques para atender bem a população que virá de todas as partes do estado.

Durante os dias 07 a 09 de dezembro, 19 municípios do território Baixada Ocidental assumem a realização da 14ª maior feira de agricultura familiar e agrotecnologia do maranhão. A prefeitura de Cururupu, por meio de suas secretarias municipais trabalham em ritmo acelerado preparando a cidade para acolher bem seus visitantes.

O espaço Agritec vai tomando forma, mais de 30 tendas estão sendo armadas, palcos, iluminação, acessos sendo construídos,  a praça sesquicentenário, a caldeira e o histórico prédio do antigo aeroporto de Liége estão sendo revitalizados. A prefeitura promove mobilizações com visitas nas comunidades rurais e ilhas, articulação entre os municípios e chamadas nos meios de comunicação informando a população da magnitude e importância do evento.

Durante o evento, haverá diversos serviços à população:

Comercialização e exposição de produtos da agricultura familiar; Emissão de documentos; Emissão de Cadastro Ambiental Rural; Contratos com instituições financeiras; Capacitações nas cadeias produtivas; Atendimento e serviço de secretarias de Estado; Demonstração e degustação da gastronomia regional; Apresentação da cultura local; Tecnologias simples de baixo custo para incrementar a produção do agricultor familiar do Território Baixada Ocidental, Cursos, Comercialização, Mesas redondas, Praça de alimentação, Palestras, vitrine tecnológica, exposição de animais, a feirinha da agricultura familiar e vários minicursos com entrega de certificados.

A Sec. Nenna Chaves falou sobre 'Rede alternativa ‘Cama e Café Cururupu’,  é uma experiência exitosa de outros eventos desenvolvido na cidade. Pessoas que tem espaços, quartos, locais para acolher, receber visitantes, passam por cadastro e formação para nesse período acolher os visitantes e terem um incremento de renda para essas famílias que estão se cadastrando.

“Vista a camisa de anfitrião, essa Agritec é nossa, estamos em casa para acolhermos todos os visitantes, todas as caravanas, enfim todo o estado estará com os olhares voltados ao nosso município” Finalizou a secretária Nenna.
13/12/2017 - Noticias

Agritec Cururupu: Governo fecha o ano com saldo positivo em capacitação

Um dos principais objetivos da Feira é promover o contato do agricultor familiar com a informação e novas tecnologias para que ele possa otimizar sua

11/12/2017 - Noticias